- Categoria: Notícias
A Prefeitura de Sobral concluiu nesta quarta-feira (23/12), as obras de requalificação da Avenida Dr. Guarany, incluindo o cruzamento com a Avenida Ildefonso de Holanda Cavalcante (Av. Pericentral). A nova obra de controle de tráfego, que foi liberada para o trânsito de veículos no final da manhã de hoje, foi executada após a realocação da estação do VLT, que foi deslocada cerca de 40 metros (no sentido bairro Sinhá Sabóia).
De acordo com a Coordenadoria Municipal de Trânsito (CMT), o novo cruzamento (antes uma rotatória) vai possibilitar uma melhor fluidez no trânsito naquela área da cidade.
Para a conclusão da obra a Prefeitura realizou a sinalização horizontal, incluindo faixa de pedestres e placas de sinalização vertical, além de semáforos.
COMO FICARÁ O TRÂNSITO NO CRUZAMENTO
A CMT informa que haverá mudanças nos acessos no novo cruzamento. Dessa forma, para quem vem pela Avenida Fernandes Távora e deseja acessar o Centro da cidade, precisará seguir direto na Av. Ildefonso de Holanda Cavalcante e, no cruzamento com a Av. Dom José, virar à direita. Depois, virar novamente à direita, na Travessa Guarany (por trás do posto São Domingos), para acessar a Avenida Dr. Guarany.
Já os motoristas que vêm do bairro Coração de Jesus, no sentido Pedrinhas, para acessar a Avenida Dr. Guarany (sentido Derby), precisarão seguir direto e dobrar à direita na rua Oriano Mendes. Depois, é necessário virar novamente à direita, na rua Dr. Figueiredo Rodrigues, para então ter acesso à avenida.
Quem vier pelo Boulevard do Arco e desejar acessar a Avenida Ildefonso de Holanda Cavalcante (sentido Coração de Jesus) precisará seguir direto pela Avenida Dr. Guarany e, depois, dobrar à direita na rua Eurípedes Ferreira Gomes (sentido AABB) e, novamente, pegar à direita na rua José de Andrade (Pedrinhas), para acessar a avenida.
Já os motoristas que estiverem no bairro Jocely Dantas (Derby), poderão fazer a conversão no cruzamento tanto à esquerda quanto à direita, além da possibilidade de seguir direto pela Avenida Dr. Guarany.
A CMT informa que agentes de trânsito estarão no local para orientar os motoristas sobre as mudanças de acesso no novo cruzamento.
- Categoria: Notícias
Após conclusão da obra de infraestrutura, os jardins filtrantes dos parques da Cidade e Pajeú estão em fase de adensamento e diversificação da vegetação, tanto nos tanques construídos, como diretamente no leito do Riacho Pajeú. Como resultado, já é observada ao final dos 14 tanques construídos, com vegetação em crescimento, a saída de uma água limpa e sem mau cheiro, que é devolvida para o leito do riacho.
A filtração da água (fitorremediação) se dá pelo crescimento das plantas, que absorvem os compostos químicos dissolvidos na água e transformam o que seria poluição em fertilizante para a formação de biomassa vegetal. A zona de raízes por onde passa a água também serve de substrato para colônias de bactérias que transformam compostos nitrogenados tóxicos e geradores de mau cheiro, como a amônia, em nitritos e nitratos, que podem também ser facilmente absorvidos pelas plantas.
Os jardins beneficiam o ecossistema aquático e a qualidade de vida dos praticantes de atividades físicas e cidadãos que residem no entorno da área. Além da funcionalidade na melhoria da qualidade da água, também compõem o paisagismo dos dois parques.
Nos tanques vegetados observa-se a presença de muitas aves que utilizam o espaço do projeto como parte integrante do seu habitat. A presença de vida selvagem é bom indicativo de que os jardins estão bem integrados ao ecossistema natural. Indica ainda que é possível uma união cada vez maior entre o meio urbano com o natural, por meio do investimento em soluções baseadas na natureza.
A expectativa é de que com o pleno funcionamento dos jardins, aliado ao aumento da cobertura do saneamento básico e fiscalização dos lançamentos de efluentes em redes de drenagem, seja possível conquistar a despoluição completa dos rios, riachos e lagoas de Sobral nos próximos anos.
O projeto foi idealizado pela Prefeitura de Sobral e detalhado pelo escritório Hidrobotânica Ambiental. A ação é desenvolvida por meio do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol), financiado pelo Banco de Desenvolvimento da América Latica (CAF).
- Categoria: Notícias
A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinf), concluiu a construção de uma passagem molhada na localidade de IDEC, distrito de Jaibaras.
A ponte possui 110 metros de extensão e vai facilitar a passagem de pedestres, tráfego de veículos motorizados ou não, em faixa simples.
“Essa passagem vai mudar bastante a realidade dessas famílias. Estamos saindo daqui com um sentimento de dever cumprido por ter ajudado a população de IDEC”, afirma David Bastos, titular da Seinf.
A obra recebeu investimento superior a R$ 428 mil, de recurso do tesouro municipal.
- Categoria: Notícias
A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinf), iniciou, nesta segunda-feira (14/12), os serviços de limpeza e desobstrução de bocas de lobo no Centro da cidade, local de grande movimentação e, consequentemente, acúmulo de lixo.
Essa é uma ação preventiva, que tem como objetivo evitar alagamentos durante a quadra invernosa que se aproxima. Posteriormente, o serviço será realizado também nos demais bairros.
A Prefeitura reforça que é necessária a contribuição da população, ao evitar jogar papel e outros resíduos nas ruas que possam gerar problemas no sistema de drenagem. Com as vias obstruídas, as bocas de lobo, bueiros e canais ficam impedidos de fazer o escoamento ideal da água das chuvas.
- Categoria: Notícias
A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinf), deu início, em setembro, às obras de requalificação da Rua Tabelião Idelfonso Cavalcante, no Centro.
O projeto compreenderá 5.259 m² de área total, sendo aproximadamente 3.400 m² existentes (que será requalificada) e 1.818 m² de área nova construída, que inclui extensão de passeios e inclusão do novo paisagismos, dando espaço a uma nova conjuntura urbanística que se inicia em frente ao prédio central dos Correios e prosseguirá até a Estação Belchior (antiga Feira dos Malandros).
A requalificação contempla ainda a construção de ciclovia, passeios em piso intertravado, bancos em estrutura de concreto e madeira, novos postes, sinalização viária, estacionamento e iluminação em LED.
A obra terá investimento de mais de R$ 1 milhão, com recursos do tesouro municipal.