O tão desejado sistema de abastecimento de água da Serra do Rosário está em vias de ser concluído. Desde fevereiro as obras da adutora daquela região estão em plena execução. Com previsão de ser concluída até o início do próximo ano, a implantação da rede de abastecimento irá beneficiar a população de toda a Serra do Rosário, estimada em 2.300 habitantes.

Para que a água tratada chegue até a Serra do Rosário, uma Estação de Tratamento de Água (ETA) será construída no distrito de Jaibaras, onde também será captada a água do açude Ayres de Sousa.

Segundo o engenheiro fiscal da obra, Clévio Mendes, o projeto é desafiador, uma vez que o trajeto da adutora tem 18km, com variação de altitude entre a captação e reservatório. O sistema receberá sete estações de bombeamento para que a água chegue até a serra e depois seja distribuída. A construção da adutora e a implantação da Estação de Tratamento de Água recebeu investimento de 8 milhões.

A construção da obra faz parte do Programa de Desenvolvimento Socioambiental de Sobral (Prodesol), cujo valor total é de 62,5 milhões de dólares, com recursos do Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) da ordem de U$ 50 milhões e contrapartida da Prefeitura de Sobral no valor de U$ 15,5 milhões.

O programa, que será executado em 5 anos, tem como principal meta a expansão e melhoria dos sistemas de esgotamento sanitário e de água potável. Serão beneficiadas as áreas de Saneamento ambiental, Gestão ambiental, Mobilidade Urbana, Infraestrutura social, Fortalecimento institucional e Cooperação técnica.

 

A Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinf) e Secretaria de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (Secjel), está concluindo mais uma quadra poliesportiva no município. O equipamento, que ficará integrado à Vila Olímpica, no bairro Dr. Juvêncio de Andrade, está com 91% das obras finalizadas. A área total é de 1.579,20 m².

A quadra conta com arquibancada, iluminação em LED, piso industrial, refletores, tabela de basquete e traves de vôlei e futsal. A obra visa ampliar o número de equipamentos esportivos disponíveis aos jovens sobralenses. Ao todo, 460 mil reais estão sendo investidos, dos recursos do Governo do Estado e Prefeitura de Sobral.

A Vila Olímpica de Sobral é o principal equipamento esportivo do município. Conta com moderna infraestrutura composta por campo de futebol, pista de atletismo e salas de aula. O equipamento concentra espaços para formação de atletas e descoberta de talentos e, ainda, a prática de diversas modalidades de esporte de rendimento.

Atualmente a Vila Olímpica abriga a Escola de Formação Olímpica de Sobral, que oferece formações para crianças e adolescentes nas seguintes categorias: atletismo, boxe olímpico, capoeira, futebol, jiu-jitsu e karate.

Em 2019, a Prefeitura de Sobral, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinf), recuperou mais de 36 trechos das estradas de 12 distritos do município: Aracatiaçu, Patos, Caracará, Bonfim, Jaibaras, Patriarca, Taperuaba, Pedra de Fogo, Jordão, Aprazível, Rafael Arruda e São José do Torto. Foram recuperados cerca de cinco mil quilômetros de estradas vicinais. Todos os serviços são financiados com recursos do Tesouro Municipal.

Ainda há obras em andamento nas estradas de Aracatiaçu, Caracará, Jaibaras, Patriarca, Jordão, Rafael Arruda, São José do Torto e Caioca. A previsão é que os serviços sejam concluídos até final deste ano.

 

 

 

Na última semana, a Prefeitura de Sobral realizou um mutirão para revitalizar 28 Espaços Criativos no município. A ação contou com limpeza, pintura, arborização e iluminação dos ambientes, localizados nos bairros Vila União, Sumaré, Dom José, Padre Palhano e José Euclides.

Os Espaços são frutos da parceria entre Prefeitura de Sobral e Governo do Estado do Ceará, por meio do programa Ceará Pacífico. O objetivo é restaurar áreas degradadas, pontos mal iluminados ou poluídos (pelo descarte irregular de lixo). Os investimentos ultrapassam R$ 1 milhão.

Cada espaço possui uma temática diferente. Os "Espaços Jardim” possuem canteiros com flores e árvores; o "Movimento", trabalha locais para atividades físicas; e o “Infância” possui playgrounds e outros equipamentos para crianças. Algumas alamedas, que ligam vias, foram revitalizadas ao receber a requalificação do piso intertravado e pintura.

A ação foi realizada por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA) e das Secretarias da Infraestrutura (Seinf), de Serviços Públicos (Sesep) e do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma).

 

O distrito de Patos será contemplado com uma escola de ensino integral. Com a expectativa de inauguração para o início de 2020, o equipamento contará com seis salas de aulas, quatro laboratórios (Matemática, Física, Química e de Biologia), salas de informática e de vídeo, refeitório, quadra coberta, anfiteatro e biblioteca, em um espaço de aproximadamente 3.000 m².

A obra, 67% concluída, é uma realização da Prefeitura de Sobral, por meio das secretarias da Infraestrutura (Seinf) e da Educação. A escola recebe investimento superior a R$ 3 milhões, oriundos dos Tesouros Federal e Municipal.